quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comissão da Verdade

Segundo alguns historiadores, a história da humanidade se repete em ciclos, isto é, os fatos voltam a se repetir de tempos em tempos. Outros afirmam que no nosso planeta regiões, povos e países sofrem influência de acontecimentos como se estivéssemos atreladas a correntes marinhas.

Com base nestas duas afirmações, constatamos alguns períodos de fatos marcantes na história moderna ocidental, como exemplo os grandes descobrimentos, a revolução industrial, a independência das colônias tanto nas Américas como no continente africano, as grandes guerras, os regimes ditatoriais, entre outros acontecimentos.

Na América Latina, a maioria dos países após suas independências deram lugar a governos autoritários apoiados em ditaduras militares e o Brasil não fugiu a regra, mesmo com certo atraso em relação aos outros, nesse caso a ditadura Vargas e o período 1964 – 1984.

Novamente com atraso em relação a outros países latinos como Argentina, Chile e Uruguai, que resolveram investigar e punir os crimes cometidos durante esses anos de governos ditatoriais, o Brasil acaba de instalar hoje (16/05) uma comissão, denominada Comissão da Verdade, para também investigar mesmo sem caráter punitivo, acontecimentos ocorridos nesses períodos de governo como sequestros, desaparecimentos, torturas e crimes afins.

Embora exista um movimento contrário promovido pelos militares que alegam revanchismo e unilateralismo, acreditamos que além de desvendar e esclarecer uma parte da história do Brasil que ficou no obscurantismo, é extremamente necessário que as gerações atuais mantenham em suas memórias e as gerações futuras tomem conhecimento de quão bom é a liberdade e a democracia.

Assista abaixo, ao vídeo com o pronunciamento da nossa presidente Dilma Rousseff durante a instalação da comissão da verdade e em seguida um pequeno histórico dessa verdadeira mulher de fibra que participou da luta contra a ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário