segunda-feira, 2 de abril de 2012

Campanhas sem pé nem cabeça

Existem certas campanhas que são verdadeiras idiotices e perda de tempo. Por exemplo: a campanha do xixi, aquela em que todo mundo deve fazer xixi quando for tomar banho. E aquela outra que recomenda todos os integrantes da família fazerem suas necessidades fisiológicas num único vaso sanitário para que se dê descarga apenas uma vez.

 

E agora vem o ator Leonardo di Caprio com mais uma de suas manias em “defesa” do meio ambiente. Tomar apenas um banho por semana para economizar a água do planeta.



Ora, esse tipo de campanha é igualzinha aquela da proibição das sacolinhas plásticas nos supermercados, assunto esse que voltaremos a enfocar numa futura postagem.

Não é que eu seja contra a economia de água, muito pelo contrário. O que questiono é por que não atacar o problema na sua raiz. O mais importante na nossa humilde opinião seria a preservação dos mananciais que hoje são degradados pelo desmatamento, bem como a poluição causada através de esgotos jogados diretamente sem qualquer tratamento nos rios.

E o que dizer das várzeas e pequenos córregos que são destruídos para que os grandes produtores rurais plantem suas comodities carregadas de agrotóxicos e as exportem gerando milhares de empregos em outros países. Tudo em nome da balança comercial e da ganância de alguns.

No vídeo a seguir um pequeno exemplo do que acontece em várias regiões do Brasil. Como diz o senhor entrevistado na matéria, "- a água existe só não a temos limpa."

Então, é esse o caminho: economizar, não poluir e começar a revitalizar as áreas já degradadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário