quarta-feira, 18 de abril de 2012

O poder ilusório do dinheiro

Nos últimos dias o assunto que ocupa a maior parte do tempo em todos os veículos da mídia, seja on-line, escrita, televisionada, conversa de bar, restaurante, academia, conversa de amigos, entre outras, é o caso Cachoeira.

Não abordei o assunto (com exceção de postagem anterior veja aqui), porque todo dia aparece uma novidade, vaza nova denúncia da Polícia Federal, enfim um fato novo.

Porém, hoje me chamou a atenção uma matéria publicada na Folha sobre a transferência do bicheiro Carlos Cachoeira, da prisão de segurança máxima da cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, para a penitenciária da papuda em Brasília no Distrito Federal.

E aí tentei imaginar a situação do Senhor Cachoeira, desprovido de todo aquele poder de comando de que dispunha, cercado de assessores, empresários, políticos de toda espécie, dando ordem a governadores de estado, dono de um patrimônio incalculável, morando em apartamentos luxuosos. Hoje reduzido a um lixo humano, igualado a criminosos comuns e obrigado a conviver com eles num minúsculo espaço de uma cela de prisão.

Confesso que faria qualquer negócio para saber o que está se passando na cabeça do todo poderoso Cachoeira. Será que ele acha que sua vida voltará a ser a mesma de antigamente? Que tudo está transcorrendo normalmente e logo ele voltará a comandar seus negócios ilegais e fraudulentos? Continuará a comprar políticos corruptos? Ou será que se arrependeu e chegou a conclusão que o crime não compensa?

Bom, como no Brasil não se pode duvidar de coisa nenhuma, vamos aguardar os acontecimentos.

Leia abaixo a matéria mencionada.

Cachoeira chega a Brasília e dividirá cela com mais 22 presos

DE BRASÍLIA - 18/04/2012-11h41

O empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso desde o dia 29 de fevereiro sob acusação de envolvimento com uma máfia de jogos ilegais e corrupção de autoridades, já está no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde dividirá cela com mais 22 presos.

Ele foi transferido da penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN) na manhã de hoje --ele veio em um voo comercial com escala em Fortaleza. O advogado que coordena sua defesa, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, está a caminho de Brasília.

Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, ele ficará no Centro de Detenção Provisória da Papuda, em uma área destinada a presos da Polícia Federal. Cachoeira ficará à disposição da Justiça por tempo indeterminado.

Segundo o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), ele veio em um voo comercial de Fortaleza, escoltado por policiais federais. O trajeto de Mossoró à capital cearense foi feito de carro.

Investigações da PF, por meio das operações Vegas e Monte Carlo sobre jogos de azar, indicam o envolvimento de agentes públicos e privados com o empresário. Há suspeitas de que empresários e políticos receberam dinheiro de Cachoeira para promover tráfico de influência a fim de, entre outras ações, aprovar propostas, no Congresso, que beneficiasse o setor.

MOSSORÓ

No presídio de Mossoró, Cachoeira ficava 22 horas trancado em uma cela sozinho sem ver ninguém. Tinha direito a apenas duas horas de sol por dia e conversava com as visitas por meio de um interfone sem ter contato físico. De acordo com familiares, ele emagreceu 16 kg, teve o cabelo raspado e está deprimido. Chegou a passar mal e precisou ser atendido por médicos.

Sua defesa alegou que Cachoeira não representa risco à sociedade para ficar detido em uma unidade de segurança máxima. Cachoeira está preso desde 29 de fevereiro, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Monte Carlo. Segundo a investigação, o grupo de Cachoeira cometeu os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros, para sustentar uma máfia de jogos.

A Operação Monte Carlo envolve o nome de parlamentares, entre eles o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), um grupo de deputados e integrantes dos governos de Goiás e Distrito Federal. O Congresso protocolou ontem um pedido de CPI para investigar o caso.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Realmente um caso que está em muita evidência, creio que a impunidade não poderá imperar neste caso. O contraventor Carlos Cachoeira não poderá sair impune diate de tantas falcatruas realizadas neste país.

    ResponderExcluir
  2. o que adianta este individuo preso se seus comparsas estao soltos? e tudo indica que vão continuar este show monstruoso de corrupção enquanto nos lesados,roubados somos obrigados a assistir.....O QUE FAZER???

    ResponderExcluir