terça-feira, 22 de novembro de 2011

Internet gratuita

Finalmente o compromisso foi cumprido.

Como noticiamos em postagem anterior de 03/04/2011, clique aqui para rever finalmente chegou a internet gratuita para Palmas e mais seis cidades do Tocantins.

Parabéns a todos que se empenharam nessa valiosa conquista para a classe estudantil e população menos favorecida do Estado.

Abaixo, matéria publicada no site Cleber Toledo ontem 21/11.

UFT e Prefeitura lançam projeto de internet gratuita em Palmas

Da Redação - 21/11/11 14h25

O acesso gratuito a internet está disponível desde à manhã desta segunda-feira, 21, para os habitantes do setor Santa Bárbara, na região Sul de Palmas. A internet wireless, com velocidade de 128 kb/s a 512 kb/s ocorre em razão do Programa UFT Conecta, resultado de uma parceria entre Prefeitura de Palmas e Universidade Federal do Tocantins. Até o dia 12 de dezembro, serão inauguradas outras 15 antenas, que darão cobertura a toda a cidade. As informações são da Prefeitura de Palmas.

O lançamento oficial do Programa foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral do Santa Bárbara, onde está instalada uma das antenas de internet, pelo Prefeito de Palmas, Raul Filho e o Reitor da UFT, Alan Barbiero. Além do Setor Santa Bárbara, foram instaladas mais 15 torres de transmissão de sinal em toda a cidade, que propiciará a cobertura da rede wireless em todo o plano diretor da Capital.

O projeto é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Laurez Moreira, que além de Palmas, irá beneficiar os outros 06 municípios onde a UFT possui Campi. Em Palmas, a Prefeitura de ficou responsável pela outorga junto a Anatel e pelos locais onde foram instaladas as antenas, escolas municipais, sendo que toda a infraestrutura, instalação e viabilização técnica é realizada pela Universidade.

Na ocasião o reitor da UFT, Alan Barbiero, ressaltou a capacidade inclusiva do Projeto, que foca a população de baixa renda. “Ressaltamos a condição social desse projeto, que propiciará a população possibilidade de fazer pesquisas, acesso as redes sociais a cultura e lazer, entre outras ferramentas disponíveis pela internet, nosso foco principal são estudantes e trabalhadores”, frisou.

Conforme o diretor de Tecnologia da universidade, Rogério Nogueira, o projeto oferece sinal de internet gratuito, com 500 metros de alcance e velocidade de até 512k, que possibilita acesso a e-mails, redes sociais, sites de notícias e pesquisas.

Já o prefeito Raul Filho também frisou o componente social do Projeto, e a importância do mesmo, tanto para Palmas, quanto para os municípios do Interior. “O acesso a internet se tornou fundamental para a vida de todo cidadão e por meio dessa parceria com a UFT, iremos incluir toda a população de Palmas, principalmente aqueles que mais precisam, e não tinham condições de pagar pelo acesso a internet”, ressaltou.

O Prefeito ressaltou também que até 12 de dezembro toda a cidade será atendida com o sinal de internet gratuito.

A aluna Isabel da Silva, representando toda a comunidade estudantil da Escola de Tempo Integral do Santa Bárbara, resumiu em sua fala a expectativa do público que será atendido pelo projeto e também enfatizou a importância de se estar, literalmente, conectado ao mundo pela internet. A estudante Raylane também destacou que agora poderá fazer os trabalhos escolares em casa mesmo. "Antes precisava ir para uma lan house ou vir acessar na escola. Com o projeto a gente pode ter internet em casa", disse.

Para se cadastrar o usuário deve acessar o site www.uftconecta.uft.edu.br preencher um cadastro para gerar uma senha.

2 comentários:

  1. meu computador não tem wifi nem wirelless eu tenho que instalar algum hardware para conectar?

    ResponderExcluir
  2. A solução é comprar placa de rede wireless e instalar no seu PC, ou comprar adaptador USB wireless.

    ResponderExcluir