domingo, 3 de abril de 2011

Melhor, impossível!

Semana passada, 31/03, o ministro de ciência e tecnologia Aloizio Mercadante anunciou durante a abertura do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, a liberação de recursos para implantação de internet banda larga gratuita nas sete maiores cidades do Estado do Tocantins.

Com isso serão beneficiadas cerca de 500 mil pessoas, ou seja, quase metade da população do Tocantins.

Isso é o que se pode chamar de uma verdadeira revolução no sentido amplo da palavra e de uma importância tamanha que para se ter uma idéia, as mudanças que estão ocorrendo no mundo árabe não seriam possível sem o acesso as redes sociais através da internet.

Além dos aspectos econômicos que serão gerados pelo comércio e prestação de serviços, o mais importante ainda é que a opinião pública principalmente das camadas menos favorecidas, não serão mais manipuladas pelos grupos empresariais de comunicação através de seus jornais escritos e televisivos.

A seguir, trechos da matéria publicada no site robertatum.com.br

Maior revolução da internet é facilidade de acesso: o que vem aí com a Cidade Digital

A liberação de mais de R$ 9,4 milhões em recursos para instalação do projeto Cidade Digital - que vai levar acesso gratuito de internet a sete cidades do Tocantins através de wireless(antenas) - vai provocar uma verdadeira revolução no acesso a internet. É hora de empresários, empreendedores, agentes públicos e autônomos se prepararem. Com a inserção de uma verdadeira multidão de cidadãos ávidos por informação e consumo, o futuro passa pela rede.
É irreversível o crescimento do acesso a informações e produtos pela web. No Tocantins, cada vez mais tudo que está disponível na net para quem podia pagar pelo acesso agora vai chegar a uma verdadeira multidão de "inseridos" com o projeto que será implantado nos próximos meses no Estado.
Nos últimos 20 anos nada revolucionou mais o mercado da comunicação do que a possibilidade de trocar informações pela rede mundial de computadores. Das redes sociais aos portais de notícia, passando pelo e-commerce, um novo mundo se abriu para quem tem computador e acesso a internet.
A verdadeira revolução, no entanto, acontece quando mais e mais cidadãos do mundo passam a ter acesso, não só às máquinas – cada vez mais baratas - mas ao serviço de conexão. É isso que o projeto Cidade Digital vai fazer com a implantação de antenas que levarão o sinal gratuitamente a todas as casas, no Tocantins, em sete cidades das mais populosas.
Os mais de R$ 9, 4 milhões liberados pelo ministro Aloizio Mercadante vão representar a gratuidade do acesso às populações de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Miracema, Dianópolis e Arraias e a implantação será feita nestas cidades, pela UFT, a partir de seus campi avançado.
É um estouro no público consumidor de informações, entretenimento, compras pela web e que busca em primeiro lugar, as redes de relacionamento.
A inserção destas pessoas, de todas as classes sociais, mas especialmente da classe média baixa - que têm maior dificuldade em manter custo mensal de acesso com as operadoras de banda larga e 3G – vai ampliar o volume de acessos e a procura por tudo que está disponível na web.

2 comentários:

  1. Ferreira,
    Uai? Você foi embora? Pior, foi embora e nem se despediu? Foi porque eu não entrei no seu blog nos últimos dias? Estava sem tempo. Muito serviço, pouco descanso, raras alegrias. Fiquei sabendo hoje que você pediu remoção para outro órgão. Não sei exatamente o que houve, mas espero sinceramente que aí seja melhor para você! Um grande abraço! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlinha,
    Na verdade não fui eu quem pediu remoção, acho que eu tava incomodando alguém aí na Secretaria, fui colocado a disposição, mas é aquela velha estória: "tem mal que as vezes vem pra bem."
    Ainda vou voltar aí pra me despedir de todo mundo, no momento estou de férias.
    Continue lendo meu blog, adoro todos vcs.
    beijo

    ResponderExcluir