segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ressocialização

Estamos cansados de saber que o sistema prisional brasileiro é na realidade como se diz na gíria “uma fábrica de fazer bandido”.

São cadeias superlotadas, instalações caindo aos pedaços, agentes penitenciários mal treinados, sistema judiciário abarrotado de processos, para não falar de outras mazelas.


Vale a pena relembrar matéria veiculada em 17/05 pelo canal de notícias G1 da Rede Globo, postada abaixo, citando a bela iniciativa do programa Começar de Novo do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.
Veja também vídeo com banda formada pelos presos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo presidio Carumbé).


Presos de cadeia pública de MT serão inseridos no mercado de trabalho

Do G1 MT - 17/05/2011 21h36

A Cadeia Pública de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, que abriga hoje 310 detentos, foi escolhida para a implantação em Mato Grosso, do programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa tem o objetivo de diminuir a reincidência criminal, oferecendo cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego.

A escolha pela cadeia de Várzea Grande foi feita em conjunto por representantes da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso e juízes de Varas Criminais. Com o cadastro, os detentos receberão capacitação profissional e poderão ser contratados pelas empresas.

De acordo com juiz da 5ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, Abel Balbino Guimarães, 29 empresas dos setores da indústria, comércio e prestação de serviços, assim como do setor público, já mostraram interesse em aderir ao programa.
“Essas empresas aguardam apenas a assinatura do termo de parceria, pois nos informaram que é crescente a demanda por mão-de-obra qualificada, principalmente da construção civil neste momento que antecede a Copa do Mundo”, pontuou o juiz.

Todos os dados cadastrais cíveis e criminais dos presos inseridos no Sistema Começar de Novo estarão acessíveis às empresas públicas e privadas interessadas na contratação de mão-de-obra.
O sistema também armazenará o cadastro de vagas abastecido pelos empreendimentos contratantes. Nele estarão à disposição o número de vagas e respectivas áreas de oferta de recolocação no mercado de trabalho e o perfil desejado como, por exemplo, idade, estado civil e escolaridade.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog meu amigo,informante de utilidade pública e discurssões pertinente a sociedade como um todo.do seu grande amigo Geneilson.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu rei, visite sempre este espaço que também é seu.

    abraço

    ResponderExcluir