quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Branquearam o Machado de Assis

Gerou polêmica e também protestos dos movimentos afros, o comercial veiculado pela Caixa Econômica Federal, onde aparecia o escritor Machado de Assis totalmente descaracterizado. Ao invés de mulato (foto ao lado), aparece branco.

Veja matéria abaixo publicada na Folha de São Paulo e vídeo com o comercial em questão.


Caixa tira do ar propaganda que retrata Machado de Assis como branco

21/09/2011-13h18
DE BRASÍLIA

A Caixa Econômica Federal tirou do ar ontem um comercial sobre seu aniversário de 150 anos no qual o escritor Machado de Assis era representado por um ator branco.
A peça foi criticada pela Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República) e pelo movimento contra o racismo -- o escritor era mulato.

A secretaria redigiu um comunicado em que se referiu ao comercial como uma "uma solução publicitária de todo inadequada". "A Seppir entende que, em respeito a sua contribuição na valorização da diversidade brasileira, a Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco", afirmou a nota.

Ao banco restou pedir desculpas e tirar o comercial do ar. "A Caixa lamenta que a peça não tenha caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com sua origem racial."

O presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira, afirmou que o acontecido não compromete a "reputação" do banco como empresa parceira, que preza pela promoção da igualdade.
"A Caixa sempre incluiu nos modelos de publicidade modelos negros e negras, diferentemente de outras instituições financeiras. Me parece que a agencia errou gravemente", declarou Ferreira.

Para ele, o pedido de desculpas do banco e a retirada do vídeo do ar foram soluções suficientes.
"A instituição não procurou se justificar. Pelo contrário, agiu de forma correta e corrigiu um erro que com certeza foi da agência", disse o presidente da Palmares.
A Caixa, em nota a Seppir, informou que além da suspensão da veiculação do comercial, o pagamento da campanha publicitária à agência foi anulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário