sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mais vereadores?!

Boa parte da população brasileira está indignada com a proposta de aumento da quantidade de vereadores para as câmaras municipais de todo o país.

Porém, quando percebo que a maioria deles (vereadores ou edis, como gostam de ser chamados), também se colocam contra, coloco uma pulga atrás da orelha.

Pelo que me consta, segundo a Lei aprovada no congresso nacional, o duodécimo, que é a parte da verba destinada pela prefeitura para as câmaras, não será alterada, isto é, aumenta-se o número de vereadores, porém os recursos destinados continuarão os mesmos.

Dessa forma, os salários, verbas de gabinete, contratações de pessoal entre outras, terão que ser readequados.

Por outro lado, quanto maior o número de vereadores, maior a representatividade entre os diversos setores e camadas da população, aumentando o poder de fiscalização sobre o poder executivo municipal, inclusive diminuindo o poder de ingerência do prefeito sobre o poder legislativo.

Em resumo: Na minha humilde opinião, quanto maior o número de vereadores, mais dificuldade o prefeito terá, caso tenha essa intenção, de comprar os vereadores para aprovar algum projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário