quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O apetite das teles

Muito embora algumas pessoas achem que a evolução das telecomunicações no Brasil se deve a privatização da Telebrás e suas concessionárias, a verdade é que a coisa não é tão simples assim.

Em postagens anteriores criticamos as altas tarifas e os péssimos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa, móvel e de internet banda larga.
Só para se ter uma idéia, na telefonia fixa por exemplo, no período de 1995-2008 a assinatura básica subiu 3.846%, enquanto a inflação medida pelo IPCA subiu 183,82%.

Para um melhor entendimento, acesse o link
http://www.idec.org.br/telecom/historico_e_evolucao_das_comunicacoes_no_brasil/privatizacao.asp do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e tenha um amplo conhecimento da história, evolução, desenvolvimento, convergência tecnológica, propostas para atender o interesse público e os direitos dos consumidores, inclusive a evolução de preços e tarifas das telecomunicações no Brasil.

Na última semana o grupo bandeirantes, lógico um dos mais interessados no assunto, denunciou a pressa exagerada de se votar a toque de caixa no congresso nacional, o projeto de Lei PL-29 que permite a entrada das empresas de telefonia celular no mercado de TV a cabo.

Você deve estar se perguntando, o que eu tenho a ver com isso?
É que ao mexer com as redes de TV, vieram a tona assuntos de interesse dos consumidores dos serviços dessas operadoras que estavam engavetados havia muito tempo, como é o caso da assinatura básica do telefone fixo e a cobrança da taxa de deslocamento (roaming) da telefonia móvel.

Justiça seja feita, parabéns ao Senador Álvaro Dias do PSDB, por ter pedido adiamento das votações para uma melhor análise do projeto.
Só estranhamos é que a ilustre senadora Ideli Salvatti do PT que tradicionalmente costuma defender os consumidores, seja uma das pessoas entre outros parlamentares que mais têm pressa em aprovar o projeto.

Na opinão deste humilde blogueiro, posso estar enganado, mas que tem caroço nesse angú, ah isso tem!

Assistam ao vídeo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário