sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Valores diferenciados da vida humana

Estou há muito tempo a me perguntar: por que a vida de determinados povos valem mais que a de outros, se somos todos seres humanos?

É o que estamos presenciando nos dias atuais no continente africano, com a atenção mundial voltada para a derrubada do ditador líbio Muhamar Kaddafi, enquanto a algumas centenas de quilômetros dali, mais precisamente na Somália e regiões vizinhas, as pessoas morrem de fome aos milhares todos os dias.

Na primeira situação, um país recheado de petróleo no seu subsolo, onde as maiores companhias petrolíferas do mundo não vêm a hora de colocar a mão (muito bem retratado acima pelo cartunista Carlos Latuff). Do outro, um país miserável afundado em guerra civil e sem comando central há décadas.

Na Líbia, os aviões da OTAN com apoio dos EUA e países ricos da Europa, jogam mísseis de valores incalculáveis. Tudo para abrir caminho aos rebeldes na tomada das últimas cidades onde ainda existe alguma resistência. Na Somália, alguns poucos caminhões com parcos gêneros alimentícios que são disputados a bala pela população, quando esses mesmos gêneros não são seqüestrados por grupos armados de mercenários.

E aí chegamos a triste conclusão: O “ser humano” diferente dos demais semoventes que habitam o planeta, não têm absolutamente preocupação com o bem estar e preservação da espécie e sim com a ganância e o individualismo.

Assista aos vídeos postados abaixo.



Um comentário: