
Sempre ocupou os primeiros lugares no ranking dos estados com maior índice de violência em relação aos conflitos agrários.
Ontem, 28/07, o JN no Ar do Jornal Nacional da Rede Globo mostrou alguns trechos das rodovias federais do estado do Pará, que estão situadas nas regiões onde existe o movimento separatista para criação do estado de Carajás, em total abandono.
Fica comprovado por estas razões e outras que, quanto maior e mais distante do poder central, o território estiver, maior a dificuldade de uma boa gestão.
Veja as imagens no video abaixo e matéria publicada na Folha Online sobre o plebiscito.
TSE definirá regras de plebiscito no dia 5
Escrito por Vera Magalhaes às 19h29 em 28/07/2011
Uma audiência pública promovida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na próxima sexta-feira, dia 5, definirá as regras do plebiscito sobre o desmembramento do Pará, marcado para 11 de dezembro.
Participarão todos os interessados na consulta, das três regiões envolvidas --o sul, que pretende criar o Estado de Carajás, o oeste, onde ficaria Tapajós, e os que são contrários à divisão e ficariam na área remanescente do Pará.
Nessa audiência serão discutidos os termos de dez instruções que o TSE vai editar regulamentando o plebiscito.
Elas vão discorrer sobre escolha e o registro das frentes pró e contra a divisão, datas e extensão da propaganda eleitoral, arrecadação e prestação de contas das frentes, organização do plebiscito, pesquisas, totalização e proclamação dos resultados, além de outras questões menores.