quinta-feira, 4 de março de 2010

STF debate sobre cotas raciais

portal IG 04/03/2010

O Supremo Tribunal Federal iniciou nesta quarta-feira 03/03, audiência pública para discutir a adoção de cotas raciais em universidades.
As audiências foram provocadas através de ação impetrada pela advogada Roberta Fragoso Kaufmann, que é contra a implantação das cotas.
Para a advogada, o Brasil quer importar o modelo pronto dos EUA e aplicá-lo, sem considerar o contexto brasileiro e a realidade do país.
Para ela, o modelo brasileiro deveria incluir cotas sociais com cortes por faixa familiar e com reserva de vagas para alunos vindos das escolas públicas. Dessa forma, seria atendida a maioria da população negra e não excluiria os pobres de pele clara.
O tema será discutido por especialistas, representantes de associações, fundações, movimentos sociais e entidades.

E você, o que acha? Comente.

2 comentários:

  1. Concordo com a Advovaga!!! O contexto brasileiro é outro e por isso o estabelecimento de cotas sociais com cortes por faixa familiar e com reserva de vagas para alunos vindos das escolas públicas é a melhor medida a ser adotada no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a visão da referida advogada. A ressalva feita por ela quanto a aplicação de normas alienígenas ao nosso ordenamento é totalmente plausível. O contexto social, político e até mesmo racial do Brasil é diferente. Porém, o que devemos nos perguntar é se estas cotas serão aplicadas de acordo com as suas idealizações ou se teremos o famoso "jeitinho brasileiro" para burlá-la!

    ResponderExcluir