terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Acorda Brasil (1)

Este ano de 2010 como todos sabem é ano de eleição. Entretanto, a afirmação de que o povo tem memória curta, continua na moda.
Porém, não custa nada relembrar de vez em quando, certos acontecimentos não muito recentes e que cairam no esquecimento, principalmente da camada
mais jovem da população.
Hoje, lendo o jornal folha de são paulo, me chamou a atenção o artigo "oposição classifica de mentirosa fala de Dilma para petistas", onde ela afirma que o governo anterior de FHC só não privatizou a petrobrás, banco do brasil e caixa econômica, porque terminou seu mandato.
Ora, nada mais verídico do que isso, acrescente-se aí: eletronorte, chesf, furnas, embraer, valec, entre outras.
Quero deixar bem claro que não estou aqui defendendo a candidata a presidência da república, mas tentanto relembrar algumas malfeitorias do governo neoliberal do Sr. Fernando Henrique Cardoso.
Para não me tornar enfadonho e simplificar este comentário, vou relacionar em dez tópicos, a seguir:
1) PROER - programa de reestruturação e estímulo ao sistema financeiro - 112 bilhões de reais do dinheiro público enfiados em diversos bancos privados como por exemplo, bamerindus, nacional, econômico, mercantil e outros. Pergunto: algum desses bancos devolveu o dinheiro? ou melhor algum desses bancos ainda existe?
2) Compra da Reeleição - nunca foi segredo pra ninguém o esquema montado pelos aliados de FHC para aprovação da emenda da reeleição através da compra de votos dos deputados e senadores. (perguntem ao Amazonino Mendes).
3) Reservas Cambiais - o governo FHC, deixou as reservas cambiais brasileiras em 185 bilhões de reais negativos (reservas cambiais são reservas de capital acumulado em moeda estrangeira que servem para proteção do país, à especulação volátil do mercado financeiro internacional).
4) Salário Mínimo - no término do governo do PSDB, o salário mínimo valia o equivalente a 64 dólares, ou seja, na moeda de hoje 115,82 reais.
5) Estradas Federais - durante oito anos de governo não houve qualquer investimento ou reparo nas rodovias federais.
6) Funcionalismo - durante os dois mandatos FHC não houve qualquer aumento ou reposição salarial para os servidores públicos federais e dos bancos estatais.
7) Crise Energética - o Brasil viveu a sua maior crise energética nos anos de 2001 e 2002, por falta de investimentos durante os oito anos do governo FHC.
8) Industria Naval - a industria naval brasileira foi totalmente sucateada com a transferência da construção de plataformas e navios para petrobrás encomendadas aos estaleiros de Cingapura.
9) Taxa Selic - a taxa básica de juros alcançou a marca astronômica de 27% ao mês no governo FHC.
10) Inflação - por fim ao entregar o governo, o índice inflacionário anual já beirava a casa dos dois dígitos percentuais, além do real se encontrar desacreditado e valendo o equivalente a 3 reais para um dólar.
Vamos parar por aqui, depois voltamos ao assunto.
Pois é pessoal não estou pedindo que votem em quem quer que seja, mas reflitam, pensem no presente e no futuro do nosso querido Brasil e não deixem que essa corja de bandidos neoliberais e seus aliados voltem ao poder.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com meu amigo "Careca". Se o Lula candidatar mais umas 10 vezez, mais 10 vezes votaria nele. Nós aqui do Norte sabemos o qt o Lula é o CARA. Temos que acabar é com homens igual ao SARNEY, ninguém merece um cabra como esse. Abraços!!!!

    ResponderExcluir