quarta-feira, 20 de março de 2013

CNJ x Associação de juízes

Mais uma vez o Presidente do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, cutuca os magistrados em suas funções.

Dessa vez, criticando as relações existentes entre juízes e advogados, onde uns acabam beneficiando os outros e vice-versa.

Ora, todo mundo sabe que existe lobby entre juízes e advogados, mas as associações de magistrados sempre procuraram ignorar para proteger os seus associados.

Nesse ínterim, podemos citar pequenas causas que ficam conclusas em poder dos juízes e levam anos para serem sentenciadas, principalmente se forem contra grandes corporações como bancos e imobiliárias, por exemplo.

Mais uma vez, parabéns ao ministro Joaquim Barbosa.

Abaixo, parte da matéria publicada pela Folha de São Paulo.

Associações de juízes contestam declarações do presidente do STF

As associações de juízes do país rebateram as declarações do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, sobre o que chamou de "conluio entre juízes e advogados".

De acordo com as entidades, as relações de amizade entre magistrados e advogados em geral não prejudicam a imparcialidade.

Na terça-feira (19), Barbosa, afirmou que essa situação revela o que existe de mais "pernicioso" na Justiça brasileira.

Nino Toldo, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, disse que "os códigos de ética da magistratura não proíbem a amizade com advogados. O juiz não faz voto de isolamento social. É um exagero superdimensionar as situações pontuais".

Para o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Renato Sant'Anna, "esse tipo de acusação genérica não é compatível com um membro do Judiciário. Se existe irregularidade, é preciso apontar quem, onde e quando".

Henrique Calandra, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, disse que "o comportamento dos juízes é reto, e os casos que chegam ao CNJ são exceções". O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado, disse que a OAB "está à disposição do ministro Joaquim Barbosa caso queira denunciar algum caso de lobby".

Nenhum comentário:

Postar um comentário