domingo, 6 de junho de 2010

Processo de desertificação

É com muita tristeza que assistindo ao jornal Hoje da rede globo no dia 04/06, constatei que o nordeste brasileiro vem se transformando num imenso deserto numa velocidade impressionante e assustadora.
Não é segredo pra ninguém, que o nordeste sofre com prolongados períodos de seca há séculos.
Porém, o manejo inadequado da terra pelo homem vem agravando cada vez mais o processo de desertificação.
A maioria dos brasileiros mais esclarecidos também sabe que o nordeste sempre foi relegado a própria sorte, com alguma exceção no governo Lula, por todos os governantes, inclusive aqueles de origem nordestina, que na verdade sempre o usaram como curral eleitoral.
Os políticos que se dizem representantes do povo nordestino jamais apresentaram projetos que realmente solucionasse o problema da seca, apenas ações paliativas.
A teoria do quanto mais ignorante e dependente o povo estiver, melhor, sempre prevaleceu por aquelas bandas.
Hoje, com a transposição das águas do rio São Francisco está se dando um grande passo para o começo de uma solução definitiva do problema.
Mas isso é só o começo, precisa-se ensinar o homem do campo, principalmente o mais humilde, a trabalhar a terra e aí sim reverter essa situação.
As soluções existem, curvas de nível para as áreas mais degradadas pela erosão por causa do manejo inadequado da terra, por exemplo, é uma delas.
Mas, infelizmente tudo depende mesmo é da boa vontade dos governantes.
Veja vídeo a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário