segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fumar ou não fumar

Hoje 31 de maio é o dia mundial sem tabaco.
Órgãos como a Organização Mundial de Saúde - OMS, Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde e outras organizações tentam alertar a população sobre os perigos do hábito de fumar.
Antes de qualquer questionamento gostaria de esclarecer que esta matéria não tem o intuito de influenciar as pessoas a fumarem ou deixarem de fumar.
É apenas o meu depoimento como ex-fumante, porque na minha opinião todo mundo tem livre arbítrio para fazer o que bem entender, lógico, respeitando o direito do outro como manda os bons costumes e reza a nossa Carta Magna.
Pois bem, comecei a fumar por volta de 1970, com 13 anos de idade, parei em 31 de dezembro de 2007, com 50 anos, fumei durante 37 anos.
Além do grande prejuízo financeiro, fumar é literalmente queimar dinheiro, os prejuízos maiores foram com relação ao desgaste físico e mental, além do incômodo proporcionado as pessoas de minha convivência e não fumantes, durante anos.
Assim como a maioria dos fumantes, comecei pela influência da mídia. Na época a beleza do fumar era traduzida tanto no cinema como nos comerciais de TV sem qualquer tipo de moderação.
Lembro-me ainda que se podia fumar livremente em qualquer repartição pública, bancos e até em ônibus interestaduais, onde se proibia apenas o cachimbo e cigarro de palha e se liberava o cigarro desfiado como se chamava na época. Isto, pasmem, estabelecido em Lei.
Gostaria de afirmar sem medo de errar que uma das coisas de que me arrependo profundamente foi ter adquirido o hábito de fumar durante todo esse tempo.
Mas não adianta contudo relacionar aqui os malefícios nem receitar terapias contra o cigarro, porque só se para de fumar quando se tem motivo e força de vontade pra isso, experiência própria.
Porém, os brasileiros tem motivos para comemorar. Uma pesquisa recente mostrou que o Brasil é um dos países a frente na luta contra o tabagismo, em 21 anos o número de fumantes caiu aproximadamente em 40%.


2 comentários:

  1. ECAT

    Adorei o texto, fumar não está com nada mesmo.

    Valeu o toque careca.

    Sumemoooooooo.

    Bjotas sonoras.

    ResponderExcluir
  2. O texto de fato é maravilhoso! Gostaria que minha mãe fizesse como vc, parasse de fumar. Mas, toda vez que apresento a ela inúmeros argumentos sobre os malefícios do cigarro ela responde que o cigarro que ela fuma só faz mal a ela e que ela não tem pressa de morrer então não se preocupa se o cigarro mata aos poucos. Um dia quem sabe ela muda de idéia!!!

    ResponderExcluir