segunda-feira, 3 de maio de 2010

Adrenalina ou selvageria?


Desde os primórdios, o homem sente a necessidade de superar seus limites e extravasar sua adrenalina.
Prova disso, são registros de disputas desde os jogos olímpicos da grécia antiga até os jogos da era moderna, incluídos aí os esportes radicais e artes marciais.
Porém, me perdoem os amantes de touradas, vaquejadas, rodeios, circos com animais e rinhas diversas.
Pessoalmente, não vejo nada de esporte nessas modalidades, a não ser muita covardia com requintes de crueldade.
A seguir, publico artigo da blogueira Janine Stecanella, 22 anos, estudante de jornalismo de Caxias do Sul:

Caça e Caçador

"Não sou uma pessoa muito equilibrada, por isso não é novidade me ver chorando. Pode ser propaganda da Qualy, do Pão de Açúcar e do Zaffari. Programas como Extreme Make Over. Pode ser por uma pessoa e pode ser por um animal. Coisas alegres e tristes. Minhas ou de estranhos. Confesso, fico abalada com maus tratos aos animais.

As touradas estão entre elas. Tudo bem, é uma manifestação cultural, de países como Espanha e México. Mas é cruel. É triste. E é muito popular. Mesmo que eu estivesse inserida nessa cultura não tenho certeza se conseguiria assistir um “espetáculo” como esse. Exatamente, espetáculo, entre aspas, porque tenho lá minhas dúvidas se é ou não. Pra mim não, pra eles, é.

Enfim, voltando. Me diz, quem já foi, qual é o prazer mórbido de ver um touro sangrando até a morte (ou até ser morto), com um homos imbecilis sacudindo um 'lençol' amarelo e rosa? (Mas um vez desculpa aqueles que assistem, gostam e entendem, o blog é meu e eu escrevo como eu quiser, ok?)

Me pergunto também sobre as rixas de galos e cães. Como os chineses conseguem comer gatos, cachorros, cobras, grilho, aranha, e tudo mais que se mexe? O grande problema da diversidade do nosso planeta (até mesmo do nosso país) é que nem sempre conseguimos entender determinadas culturas e não queremos aceitar que elas existem, de fato.

Na última semana dois toureiros foram feridos pelos animais que queriam ferir. Irônico não? Nos achamos tão superiores que subestimamos a capacidade de defesa dos animais (puro instinto?). Não sei se posso dizer um: “Bem feito. Mazá touro véio”, mas não escondo uma pontinha de alívio, cutucando lá dentro da cabeça. Alívio por quê? Porque o ser humano só aprende quando sente na pele o que significa ferir o outro. E isso aconteceu. Quem sabe?


Nenhum comentário:

Postar um comentário