quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Anatel existe

Finalmente uma boa notícia para os usuários de telefonia no Brasil.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações resolveu sair do ostracismo para tomar uma atitude que realmente afeta o bolso do cidadão comum, vai reduzir a tarifa das ligações entre telefones fixos e celulares.

Embora, saibamos que essa determinação veio de cima para baixo (Ministério das Comunicações), conforme publicado em matéria do jornal O DIA de 06/11/2011, o importante é que é benéfica para nós consumidores de modo geral.

Só resta saber quando é que o Ministério  vai tomar uma atitude a respeito da taxa de deslocamento (Roaming), visto que as operadoras são proprietárias também das empresas de DDD.

Abaixo, matéria publicada no Portal G1.

Medida da agência reduz tarifa das ligações fixo-móvel.

Fábio Amato do G1, em Brasília, 25/01/2012

A resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que vai reduzir o valor da tarifa cobrada nas ligações entre telefones fixos e celulares deve levar também à queda no custo das chamadas entre dois celulares, segundo a agência.

Nesta terça-feira (24), o conselho diretor da agência homologou resolução que reduz a tarifa de chamadas realizadas de telefone fixo para celular, a chamada VC. Segundo a Anatel, as novas regras devem representar redução líquida de aproximadamente 10% sobre os valores pagos pelos usuários, a partir de 24 de fevereiro.

A resolução prevê redução escalonada no valor da tarifa paga nas chamadas fixo-móvel até 2014. Pela regra aprovada, a tarifa , que hoje é de R$ 0,54 por minuto, vai cair de maneira gradativa até chegar a R$ 0,42 em 2014.

De acordo com o superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Roberto Martins, com a medida a tarifa cobrada nas ligações entre telefones fixos e celulares vai ficar mais barata do que aquela paga entre duas operadoras de celular. Por isso,
a expectativa da Anatel é que as operadoras negociem a redução da tarifa também entre elas, o que deve baratear as ligações entre celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário