sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Agora sim, o caminho certo

A UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou ontem 12/08 em reunião do conselho universitário, a adoção de cotas sociais para estudantes de baixa renda e vindos da escola pública.
Diferentemente das cotas raciais que provocam divisão e discriminação pela cor da pele, as cotas sociais são uma alternativa para amenizar a falta de investimento no ensino público.
Sabemos que na realidade atual as escolas públicas não preparam seus alunos suficientemente bem para concorrer com estudantes das escolas particulares.
Consequentemente as vagas das universidades públicas acabam ficando nas mãos dos alunos da rede privada, empurrando os alunos da rede pública para as universidades particulares, o que é um grande contra senso.
Essa medida começa a valer a partir do próximo vestibular da seguinte forma:
Uma parte das vagas da universidade, serão preenchidas normalmente com o vestibular tradicional e outra parte com alunos do exame nacional do ensino médio – ENEM.
Dessa parcela do ENEM é que sairão as vagas para estudantes de baixa renda e de escolas públicas.
Acho que é por aí, aos poucos vemos alguns setores da nossa sociedade adotando medidas que realmente irão fazer a diferença no futuro do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário