sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inovação

Com o mercado cada vez mais competitivo, quem tiver a pretensão de ter sucesso em algum empreendimento terá que necessariamente daqui pra frente investir em inovação.

Depois de muitos anos de atraso em relação a outros países, o Brasil começa a despertar com relação ao tema e tenta recuperar o tempo perdido. Segundo o ministro de ciência e tecnologia Aluizio Mercadante (veja postagem de 14/02), serão aumentados os investimentos em pesquisa nas universidades federais e prometeu também agilizar e desburocratizar a importação de equipamentos e reagentes.

Veja abaixo video com exemplos de inovação divulgado no jornal da Band.

Da água pro vinho

É difícil de acreditar, mas esqueçam tudo que foi publicado neste blog a respeito da senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Depois da audiência com o vice-presidente da república Michel Temer, onde a ilustre senadora prometeu defender o homem pobre do campo e no último dia 23 absteve-se na votação do salário mínimo no senado, favorecendo a proposta do governo mesmo contra a determinação do seu partido o democratas, agora deu entrevista sinalizando sua saída do DEM.

É ou não é uma mudança pra lá de radical.

Veja abaixo matérias publicadas no Portal Cleber Toledo e Folha de São Paulo.


Em audiência com vice-presidente, senadora Kátia Abreu pede atenção do governo Dilma para pobreza no campo

Portal Cleber Toledo

A senadora Kátia Abreu (DEM) tem audiência com o vice-presidente da República Michel Temer nesta terça-feira no começo da noite. A senadora vai pedir a atenção do governo Dilma Rousseff para a pobreza no Campo. Em entrevista à TV Band em Palmas, Kátia Abreu relacionou os serviços públicos que não chegam ao homem e em especial à mulher que mora na zona rural.
Redação
A senadora Kátia Abreu tem no final da tarde desta terça, dia 8, audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer. Conforme informações de sua assessoria, a senadora vai tratar da audiência com a presidente da República, Dilma Roussef, para discutir sobre a pobreza rural no Tocantins e no Brasil. Existem mais de 300 assentamentos necessitando de toda ajuda possível. Segundo Kátia Abreu, relatório da ONU indica, com propriedade, que a pobreza no setor rural brasileiro é preocupante.
Para Kátia, a intenção é construir uma agenda conjunta com o governo federal para combater a pobreza no campo brasileiro. Segunda ela, o agronegócio brasileiro não pode conviver com milhões de produtores à margem desse processo. São milhões de pequenos e médios produtores inseridos dentro das preocupações da ONU. E que devem merecer atenção especial do governo brasileiro.
Assim, a senadora Kátia Abreu defende adoção de uma nova política na agricultura brasileira, especialmente no apoio à construção dessa agenda de combate à pobreza no campo no Brasil.
Dentro deste propósito, a senadora Kátia Abreu já tem marcada para a próxima segunda-feira audiência com a ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Temos que erradicar a pobreza no campo e isso só acontecerá quando melhorarmos a vida do pequeno produtor rural e dos assentamentos”, diz Kátia Abreu.


Kátia Abreu diz que 'oposição está na UTI'


Gabriela Guerreiro

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que se absteve na votação de anteontem pelo salário mínimo de R$ 545, afirma que está "desconfortável" no DEM e que a "oposição está na UTI".
Folha - Por que a senhora se absteve?
Kátia Abreu - Não tem nada a ver com o partido. Quando a Dilma se elegeu, eu disse: CPMF, não. Imposto, não. Quero assumir qualquer condição antipática, mas que não permita que a inflação retorne ao país.
A crise no DEM ou a possibilidade de ingressar em um partido do governo não pesou?
Não. Se eu tiver que sair do partido, não tem nada a ver com o meu voto. Não existe uma pirraça. Não votei com a Dilma, eu votei com o Brasil.
A senhora vai sair do DEM?
Nesse momento não, mas estou muito desconfortável no meu partido. Não estou bem lá, não estou feliz.
A saída de Gilberto Kassab é inevitável?
Pode ser que não, tudo pode acontecer, assim como comigo. Quase metade do partido está se sentindo desconfortável. Mas ninguém está com decisão tomada.
A crise no DEM vai enfraquecer a oposição?
Não creio que tem condições de ela ficar mais fraca. Qualquer atitude do Kassab não vai alterar esse quadro. A oposição está na UTI.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hexa na raça e na bola


Com taça das bolinhas ou sem, finalmente a justiça foi feita e o Flamengo teve o título de campeão brasileiro de 1987 reconhecido pela CBF depois de 24 anos.

Para relembrar parte da pendenga, acesse http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/cbf-reconhece-titulo-do-brasileiro-de-87-do-flamengo.html e http://esporte.ig.com.br//futebol/entenda+a+confusao+que+levou+o+brasileiro+de+1987+a+dois+campeoes/n1238083446454.html

Abaixo, vídeos com os melhores momentos da final entre Flamengo e Internacional, bem como entrevista com o presidente, na época, do CND - Conselho Nacional de Desportos, entidade da qual a CBF era subordinada, Sr. Manoel Tubino.

Incontestável e indiscutível.




sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Todos contra as drogas

Uma das principais mazelas da humanidade, é sem dúvida o tráfico e a dependência das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Nos últimos anos uma delas, o crack, tem se destacado pelo seu poder arrasador e o aumento de consumo em relação as outras. Isso devido a alguns fatores como: baixo preço, facilidade de aquisição e alto poder de dependência e destruição no menor espaço de tempo.

Nesta semana a presidente Dilma Rousseff, em seminário no palácio do planalto, anunciou a criação de Centros de Referência para o combate ao crack e outras drogas.

Veja abaixo trecho da matéria publicada no blog do planalto, bem como vídeo com o discurso da presidente na abertura do seminário.

Presidenta Dilma assume compromisso de luta contínua contra o crack e outras drogas

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (17) a implantação de 49 Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR) em universidades federais das cinco regiões brasileiras. Em solenidade no Palácio do Planalto, a presidenta reafirmou o compromisso de seu governo na luta contínua do combate às drogas, especialmente o crack, “para que um país como o nosso não tenha sua juventude vulnerabilizada”.

Os centros serão responsáveis por capacitar, nos próximos 12 meses, 14,7 mil profissionais como médicos, psicólogos , enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. Segundo a presidenta Dilma, o combate de “um problema da proporção do crack” requer profissionais altamente capacitados para tratamento do usuário e apoio às famílias, daí a importância do projeto que será, segundo ela, “uma das armas mais fortes de combate e prevenção às drogas”.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Em defesa do Sarney

Quando do anúncio de que o jogador Ronaldo Fenômeno iria encerrar sua carreira, uma servidora do Supremo Tribunal Federal usou a twiter oficial do STF para questionar porque o senador José Sarney também não pendurava as chuteiras (cópia ao lado).

Gerou a maior polêmica e o próprio Sarney encarou tudo com o maior bom humor.

Porém, hoje foi noticiado na imprensa que o presidente do STF teria exonerado a servidora. É aquela velha estória "o galho só quebra no lado mais fraco".

De qualquer forma, veja o vídeo do Sarney agradecendo e pedindo a não punição da servidora e aproveitando a oportunidade vamos relembrar também vídeo do publicitário Ronaldo Gazel, fazendo uma eufórica defesa do Sarney, imperdível.




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Para alívio geral

Semana passada dia 08/02, publicamos postagem denunciando a suspensão da implantação do e-proc, que é a informatização dos processos judiciais via sistema eletrônico.

Alguém pode até estar se perguntando porque esse interesse todo de minha parte sobre o assunto, explico, é que eu como a maioria dos brasileiros que já precisaram da justiça, principalmente a gratuita promovida pela defensoria pública, sabe da morosidade e da burocracia que enfrentamos para fazer o processo seguir seus trâmites legais. É papel daqui, é petição dali, e o processo não anda.

Hoje, com muito alívio, postamos trecho da matéria publicada no site do TJ do Tocantins, relatando a aprovação pelo pleno do Tribunal, de Resolução regulamentando o referido sistema, que com certeza dará mais agilidade aos processos.

Veja matéria abaixo.

Resoluções do Sistema de Processo Eletrônico e a unificação da ESMAT e ESCJU são aprovadas

Foram aprovadas na manhã desta terça-feira (15/02) pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins as resoluções que regulamentam a implantação do Sistema de Processo Eletrônico e a união das Escolas Superior da Magistratura (Esmat) e do Judiciário. Reunidos na sala de sessões do Colegiado, os magistrados presentes deferiram, por unanimidade, as propostas apresentadas pela Presidência do TJTO e pela Diretoria da Esmat. Na oportunidade, também foram empossados o novo Vice-Diretor da recém unificada unidade de aprendizado e qualificação funcional, desembargador Bernardino Luz e os Juizes Helvécio Maia e José Ribamar como 1º e 2º Diretores Adjuntos.

Sistema Virtual
Conforme consta na resolução nº 001/2011 foi definida a data de dezembro de 2012 para que os órgãos do Poder Judiciário concluam a implantação do processo eletrônico (Art. 1º § 1º) como forma de garantir aos jurisdicionados e às Instituições que compõem a Justiça mais agilidade na tramitação dos processos e, consequentemente, em seus julgamentos.

Após a sua implantação em todas as Comarcas do Estado e adequação das Instituições – Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado -, que vão necessitar de certificação digital para utilizá-lo, “somente será permitido o ajuizamento de causas pelo sistema processual eletrônico [...]. Nenhuma petição será recebida em meio físico, exceto Habeas Corpus impetrados por pessoa física, não advogado, hipótese em que o Juízo a que for distribuído providenciará a inserção no sistema [...]” (Art. 2º § 1º).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ministro super motivado

Ontem 13/02, o programa canal livre da Rede Bandeirantes de Televisão entrevistou o ex-senador e agora ministro da ciência e tecnologia do governo Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante.

Confesso que há muito tempo não via um ministro tão empolgado ao assumir uma pasta, e se propor a resolver os problemas e gargalos que afligem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil com tanto entusiasmo.

Veja vídeos abaixo.





Coisas do Tocantins

Sem julgar o mérito da questão, o Tocantins é o estado das peculiaridades.

Enquanto outros entes da federação tentam a todo custo continuar criando novos municípios, no Tocantins acontece justamente o inverso.

O munícipio de Silvanópolis, localizado na região central do Tocantins, a 100 km da capital Palmas, tenta anular a criação de outro município, no caso Ipueiras.

Veja matéria publicada na Folha de São Paulo.


Prefeitura no Tocantins tenta 'incorporar' cidade vizinha

Guilherme Voitch

O município de Silvanópolis (a 130 Km de Palmas) entrou anteontem com uma ação direta de inconstitucionalidade no TJ (Tribunal de Justiça) do Tocantins questionando a criação de uma cidade vizinha, Ipueiras.
Segundo o prefeito de Silvanópolis, Bernardo Siqueira Filho (DEM), a lei que criou Ipueiras, em 1995, previa apenas o desmembramento do território de outra cidade, Porto Nacional.
"Na última hora, tiraram um pedaço da nossa cidade, mas não fizeram plebiscito com a população aqui, como manda a Constituição", diz.
Com o desmembramento, diz Siqueira, Silvanópolis perdeu uma área de 24,5 mil hectares.
"Nenhum prefeito anterior se interessou por isso, mas eu vejo os prejuízos. Essas famílias moram lá, mas usam os serviços de saúde e educação daqui. E, além disso, perdemos recursos do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]."
O prefeito não sabe estimar quantas pessoas morariam na área em questão. Silvanópolis tem 5.071 habitantes, ante 1.639 de Ipueiras.
A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de Ipueiras.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cartilha boa pra cachorro

Navegando pelo portal vitrine, encontrei um trabalho muito interessante promovido por alguns órgãos públicos da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins, Brasil.

Trata-se de uma cartilha orientando a posse responsável de animais domésticos, especialmente cães e gatos.

Veja no arquivo abaixo, vale a pena.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

De marcha ré

Enquanto nos tribunais superiores e em outros tribunais de justiça de outros estados a implantação dos processos eletronicamente, segue de vento em popa, no Tribunal de Justiça do Tocantins se dá justamente o contrário.

É que nesta segunda feira 07/02, a presidente do tribunal assinou portaria suspendendo o sistema por um prazo de 60 dias.

Isso pode ser um pretexto para que esse prazo seja prorrogado por tempo indeterminado, adiando-se assim o que se considera um avanço tanto na lisura quanto na agilidade dos processos.

Veja matéria publicada no portal cleber toledo.

OAB é contra suspensão do processo eletrônico na Justiça do Tocantins

A Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB) Seccional Tocantins, vê com muita preocupação e apreensão a suspensão da utilização do Sistema de Virtualização de Processos, o E-Proc. No Diário da Justiça dessa segunda-feira, 7, a presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargadora Jacqueline Adorno, assina uma portaria que suspende o sistema pelo prazo de 60 dias e ainda determina a transformação de cerca de 900 processos virtuais em processos físicos.

"O E-Proc não pode sofrer interrupção, sob pena de fracassar. Nessa fase de implantação é comum que enfrentemos resistências de todos os lados. É algo natural, porque fomos acostumados a usar o computador apenas como redator de texto. No entanto, o processo eletrônico é uma realidade inexorável e dela não podemos transigir, nem muito menos fugir, sob pena de perdermos o bonde da história. Sem contar que é o caminho mais seguro para a busca da celeridade processual tão sonhada", defende Bezerra.

De acordo com a portaria, a decisão da presidente do TJ ocorreu embasada nos pedidos da Defensoria Pública, do Ministério Público Estadual (MPE) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que alegaram dificuldades na utilização do processo eletrônico. Além disso, considerando um levantamento preliminar do Tribunal, faltariam equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores à disposição dos interessados para distribuição de peças processuais.

No entanto, para o presidente da Ordem, Ercílio Bezerra, depois de implantado nas comarcas do judiciário tocantinense, a fase que se inicia é de adaptação. "Hoje o processo eletrônico já é uma realidade no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, onde está plenamente implantado. Na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho a implantação segue adiantada. Razão pela qual, a medida tomada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins provoca apenas descrédito e retrocesso", afirma. (Com informações da assessoria da OAB/TO)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

TV Brasil de volta ao Tocantins

Novamente a população tocantinense terá acesso através da tv aberta, a programação da tv brasil do governo federal.

É que a redesat, a tv pública do tocantins vinha transmitindo já a algum tempo a programação da tv cultura de São Paulo, controlada pelo governo do PSDB paulista e mais focada no regionalismo local.

Com a mudança, a programação regional do Tocantins e das demais regiões brasileiras, serão exibidas com maior democracia.

Veja matéria abaixo.

Redesat volta a retransmitir o sinal da TV Brasil

A Redesat (TV Palmas, canal 13) informa que a partir das 10 horas da noite desta sexta-feira, 04, volta a retransmitir a programação da TV Brasil, emissora pública do governo federal, da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, criada em outubro de 2007 pela Lei 11.652.

Desde a sua passagem ao caráter público e educativo, de março de 1995 a dezembro de 2008, a emissora retransmitiu o sinal da programação da TV Cultura de São Paulo. Em janeiro de 2009 passou a transmitir em caráter experimental o sinal da programação da TV Brasil, o que ocorreu até abril de 2010, quando voltou a retransmitir a TV Cultura de São Paulo. (Ascom Redesat)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lição de cidadania

O consumidor brasileiro aos poucos vai descobrindo uma arma poderosíssima contra o descaso, falta de compromisso e o mau atendimento proporcionado por fabricantes, fornecedores e prestadores de serviço.

Virou fobia no twiter em um espaço de tempo muito pequeno, assunto relacionado a um vídeo postado no you tube pelo senhor Oswaldo Oborelli morador de Santana do Paranaíba no estado de São Paulo, onde o mesmo faz uma reclamação contra o fabricante de eletrodomésticos Brastemp.

O efeito foi imediato e a Brastemp teve que fazer um atendimento de emergência sob pena de ver o nome e a imagem da empresa comprometidos.

Esperamos que essa atitude sirva de inspiração a todos os brasileiros que são consumidores e usuários de serviços públicos ou privados.

Assista ao vídeo.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

11 homens e nenhum segredo

Finalmente o mistério acabou.

A presidente Dilma Rousseff resolveu nessa terça feira dia 01/02, indicar o ministro que estava faltando para completar o quadro do STF - Supremo Tribunal Federal, que agora passa novamente a ter um total de 11 componentes.

O indicado é o já ministro do STJ - Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux que ocupará a cadeira do antigo ministro Eros Grau que se aposentou.

Entre os julgamentos importantes que o STF terá pela frente nesse ano de 2011, está entre outros, o escândalo do mensalão e a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.

O que nós brasileiros esperamos de Sua Excelência o ministro recém indicado, é que ao contrário de certos ministros que já compõem o STF, os quais não é preciso citar nomes porque a sociedade já os conhece, não efetue julgamentos em causa própria ou de outrem.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

É tetra!

E mais uma vez o senador José Sarney emplaca a presidência do Senado, agora pela quarta vez.

Muito embora ele tenha afirmado que não desejava o cargo, mas que dele não poderia fugir, ia fazer mais esse sacrifício.

No ano de 2009 sua gestão a frente da presidência, foi marcada por diversos escândalos, entre eles os chamados "Atos Secretos", que na verdade eram decisões administrativas tomadas na surdina, bem como diversos casos de nepotismo.

Em seu discurso de posse o senador afirmou que este será seu último mandato.
Então tá.

Agora, que isso é meio difícil de acreditar, ah isso é, porque enquanto houver senado e enquanto houver Sarney...

Veja vídeo.